COZINHANDO COM A FÍSICA E A QUÍMICA
Colégio: Edilson Souto Freire
Professor: Samuel
Turma: 2 ano D/M
Data:22/08/2019
Alunos(as): Isabela Souza , Larissa soares, Ennie Santana, Beatriz Otto, Yasmim Barboza, Gustavo Henrique, Luan Cerqueira , Bruna Aráujo ,vitória, Fernanda, Caike.
Professor: Samuel
Turma: 2 ano D/M
Data:22/08/2019
Alunos(as): Isabela Souza , Larissa soares, Ennie Santana, Beatriz Otto, Yasmim Barboza, Gustavo Henrique, Luan Cerqueira , Bruna Aráujo ,vitória, Fernanda, Caike.
Relatório de física
Tema: Cozinhando com a física e a química
Resumo
O trabalho visa nos mostrar que tanto a física como a química estão presentes no nosso dia, e caso se nós fizermos bom uso do conhecimento passado pelas matérias podemos ver que vai nos ajudar bastante, mas se usarmos, vamos ter realmente uma economia de tempo e dinheiro, e ainda contribui de maneira imensurável para o desenvolvimento humano. Daí a importância da Física e da química para o nosso dia a dia.
Experiências
Arroz
Foi posto de molho ás 23:40 hrs com vinagre na água.
Às 11:45 hrs foi retirado da geladeira e depois foi lavado Adicionei 1 xicara de água na panela para o cozimento e tampei por 2 minutos, depois retirei a tampa e foi deixado por mais 2 minutos para poder evaporar a água para completar o cozimento, o arroz foi consumido após o cozimento.
Depoimento dos pais: A mãe de Isabela falou que o arroz estava bom e ficou impressionada pelo pouco tempo de cozimento, agora Isabela vai ser responsável pelo arroz todo almoço.
Já seu pai disse que estava gostoso e perguntou como o arroz foi feito, a explicação foi feita, e ele riu pelo arroz ter ficado de molho.
Feijão
È relatado que o feijão foi posto de molho por cerca de 15 min acompanhado do suco do limão .Foi adicionada 2 xicaras de feijão, 2 litros de água, foi posto tempero, foi tudo adicionado a panela de pressão ,contou 5 minutos , e o fogo foi desligado, a pressão foi retirada naturalmente, durou uns 15 minutos e após 1 hora a panela foi aberta lembrando que durante o cozimento foi adicionado alguns temperos como o tomate ,sache, e o bacon também foi adicionado lembrando que esses adicionamentos foram durante o período de 15 minutos.
Ovo
Foi utilizado1 ovo e foi posto em uma panela coberto por água, ficou por cerca de 1 min cozinhando ,mas a gema ficou um pouco mole para quem gosta da gema durinha, deixe por mais 2 minutos e ficará no ponto.
Cuscuz
O cuscuz foi posto para descansar uns 15 minutos antes de ser posto no cuscuzeiro, após esse tempo ele foi posto na panela e ficou por 5 minutos cozinhando foi retirado da panela e consumido logo em seguida.
Introdução
Quando falamos de temperatura na física ,muitas pessoas confundem achando ,que estamos falando do calor mas devemos lembrar que os dois tem conceitos distintos. A temperatura está diretamente ligada ao movimento, enquanto o calor forma a energia. a temperatura e definida como estado de agitação das partículas de um corpo caracterizando seu estado térmico, quanto mais essas moléculas estiverem agitadas ,maior vai ser a temperatura, então podemos associar esse acontecimento quando estamos cozinhando, por que a temperatura e a agitação das moléculas faz com que os alimentos cozinhe mais rápido, mas depende a que temperatura o alimento foi posto. Podemos pensar assim, quando não a muita agitação das moléculas o corpo é frio e quando a uma grande agitação o corpo é, e lembrando que o termo quente e frio são utilizados para facilitar o entendimento sobre o assunto.
Já quando falamos de (pressão), podemos associar ela ao cozimento do feijão, já que a panela que e utilizada é a de pressão, como o cozimento ocorre? ,sabemos que quando aquece um liquido as moléculas ganham energia e
passam a vibrar mais, a tendência natural seria a água se expandir, portanto ela deveria tomar mais espaço, porém ela vai esta confinada, o aumento da vibração, gera o aumento do choque das moléculas com as paredes do recipiente, isso significa que a pressão elevou. Quando falamos do que ocorre na panela de pressão devemos citar a ebulição.
Desenvolvimento
Ebulição é a mudança do estado líquido para o gasoso, sendo um fenômeno físico endotérmico de interesse das disciplinas da Física e Química. Um exemplo de ebulição é a fervura da água.
O Ponto de Ebulição é a temperatura em que determinados líquidos começam a ferver. Os pontos de ebulição dos líquidos puros são conhecidos. Por exemplo, o ponto de ebulição da água em estado puro, e no nível do mar, é de 100 graus na escala Celsius e 212 graus em Fahrenheit.
Ebulição é também a formação de gases durante o processo fermentação.
A pressão interna da panela vai aumentando à medida que vamos aquecendo esse sistema. Visto que está sob uma pressão maior que a pressão atmosférica, a água não entra em ebulição em 100ºC, mas sim em temperaturas mais elevadas, o que faz com que o alimento cozinhe mais rápido.
Quando vamos cozinhar alimentos em água, o nosso principal interesse é que se atinja uma temperatura maior possível a fim de reduzir o tempo de cozimento e não que se atinja o ponto de ebulição, como alguns talvez pensem. Ao nível do mar, a água entra em ebulição em 100ºC, passando do estado líquido para vapor e permanecendo nessa temperatura até que todo o líquido transforme-se.
Nessas condições, a água que cozinha o alimento não passa de 100 ºC. No entanto, o ponto de ebulição de todas as substâncias varia de acordo com a pressão exercida. Quanto maior for a pressão externa, maior será a temperatura de ebulição e mais tempo o líquido permanecerá nesse estado físico e vice-versa.
À medida que fornecemos calor, chega um determinado ponto em que a pressão dentro da bolha de vapor fica maior que a pressão externa e a bolha sobe. Ao chegar à superfície do líquido, o vapor é então liberado. A partir daí, toda a energia fornecida é consumida na transformação do líquido para vapor e a temperatura permanece fixa. portanto, quanto maior for a pressão externa, mais demorará para a bolha de vapor vencê-la e a ebulição acontecer. Será necessário fornecer mais calor para vencer a pressão. Já no caso da região do Andes, devido à altitude elevada, sua pressão atmosférica é muito baixa e fica mais fácil da água entrar em ebulição.
A solução é então usar uma panela de pressão. O seu funcionamento baseia-se nos princípios apresentados anteriormente, sendo que sua tampa possui uma borracha responsável pela vedação total da panela, impedindo que o vapor de água escape. Com isso, a pressão interna da panela vai aumentando à medida que vamos aquecendo esse sistema. Visto que está sob uma pressão maior que a pressão atmosférica, a água não entra em ebulição em 100ºC, mas sim em temperaturas mais elevadas, o que faz com que o alimento cozinhe mais rápido.
A pressão atmosférica ao nível do mar é 1 atm e, dentro da panela, ela pode atingir valores entre 1,44 e 2,0 atm, resultando em temperaturas de ebulição de cerca de 120ºC.
Essa pressão atinge um determinado limite e empurra a válvula com pino que fica na tampa da panela. Assim, qualquer vapor em excesso é liberado por essa válvula, impedindo que a pressão extrema faça a panela explodir. as panelas de pressão ainda possuem uma válvula de segurança. Se não lavarmos direito a válvula com pino, pedaços de comida podem entupi-lo e, então, a válvula de segurança será acionada, impedindo que a panela exploda.
A explosão de uma panela de pressão é extremamente violenta, podendo levar a graves ferimentos e até à morte. Por isso, não se descuide! Sempre retire a válvula de segurança e lave com água corrente, enfiando um arame ou palito de dente bem fino por sua entrada.
Conclusão
A possibilidade de criar pratos saborosos na hora de cozinhar pode ajudar na aprendizagem de outros temas, como a química. Seja na lida diária ou em ocasiões específicas, como na tentativa de se tirar o cheiro de peixe impregnado nas mãos após o preparo, ou na singela mas importante tarefa de se gelar alguma bebida de forma mais rápida, algumas situações cotidianas podem transformar nossa cozinha em um pequeno laboratório particular.
Da mesma forma que um químico, o cozinheiro segue receitas, faz ajustes, transforma os ingredientes com aquecimento e ação mecânica.
Já quando falamos sobre a energia térmica transferida entre dois sistemas (sejam eles gases, líquidos ou sólidos) devido a uma diferença de temperatura existente entre eles, enquanto a Temperatura é uma medida da agitação média das moléculas e seus constituintes. O calor não é nenhuma entidade, não possui massa, nem é visível. Ocorre transferência de calor entre partículas mais energéticas para outras menos energéticas mas não faz sentido dizer que uma partícula tem mais calor que outra. O calor é, portanto, uma energia em movimento.
Comentários
Postar um comentário