A educação e as novas tecnologias
A ESCOLA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
SCHOOL AND NEW TECHNOLOGIES
Beatriz Vitória B. Otto Pereira
Bruna dos Santos Araújo
Ennie De S. Nascimento
Gustavo Henrique C. Santos
Isabela Lajana De Souza
Larissa Soares Dos Santos
Luan Cerqueira Santana
Robert Lima
Yasmin Souza Barbosa
Yuri Oliveira, orientador¹
Wagner Aragão, orientador²
CEPESF 2°DM
Resumo
Nos dias atuais, a utilização da tecnologia vem se tornando aliada a maioria dos setores em todo o mundo, inclusive da educação, a mesma hoje é útil ao aprendizado, o rápido e eficiente acesso para obter informações, melhoria da qualidade de comunicação entre professores e alunos, incentivo aprendizagem de forma diversificada, usando a tecnologia. É possível obter varias ferramentas que são atrativas ao ver dos alunos, usando a tecnologia. È uma forma de qualificar as práticas pedagógicas dos docentes, sempre visando a melhoria da educação. O uso da tecnologia integra novas formas a prática da educação e proporciona ao professor uma maior capacidade de agir pedagogicamente, novas idéias de como buscar o interesse dos alunos pelo estudo. O presente artigo faz um análise sobre as mudanças ocorridas na forma de educar desde o período do modelo de escola jesuíta, passando pelo século XX e até os dias de hoje com a chegada das novas tecnologias, as dificuldades encontradas com o uso da mesma e exemplos do bom aproveitamento no modelo acadêmico escolar no mundo.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Mudanças.
Abstract
Nowadays, the use of technology has become allied to most sectors around the world, including education, the same today is useful for learning, fast and efficient access to improving the quality of communication between teachers and students, I encourage learning in a diversified way using the technology. It is possible to get several tools that are attractive to see of students using technology. And a way to qualify the practices of teachers, always aiming at the improvement of education. O use of technology integrates new ways the practice of education gives the teacher a greater ability to act pedagogically, new ideas on how to pursue student interest in the study. O this article analyzes the changes that have occurred in the form of educate from the period of the Jesuit school model through the century and to the present day whit the arrival of new technologies, the difficulties encountered with its use and examples of good achievement in the academic school model in the world.
Keywords: Education. Technology. Changes.
- 1.Considerações iniciais
Em meio de pesquisas acabamos descobrindo alguns tópicos interessantes.
A historia da educação brasileira já passou por muitos momentos difíceis e de muitas lutas para conseguir realizar mudanças no modelo acadêmico escolar do país.
No periodo da colonização, o Brasil era totalmente depende de outras potências, principalmente quando se falava do ensino, tivemos varias influencias como ensino Francês, os Jesuitas sabiam que não seria possivel convecer os indios da fé se não fosse pelo aprendizado da leitura e da escrita, assim a educação passou pelo império, pelo inicio da república, pela ditadura militar, até chegarmos ao modelo da palmatoria até os tabletes. Ao longo desse artigo iremos ver alguns e conhecer 5 mudanças nas escolas do Brasil desde o século XX até o século atual.
No inicio do século XX o ensino era muito rigoroso e a maioria dos estudantes faziam parte da elite brasileira, qualquer outra criança ou jovem que fosse de classe baixa não tinha condições de estudar, os estudantes sofriam grande pressões em sala de aula, quando não conseguiam aprender o conteúdo os alunos eram castigados com palmatórias, se não fizessem a lição de casa ou se brigassem com os colegas, outro método de castigo era colocar eles ajoelhados ao milho ou feijão, puxões de orelha também era comum na época, vale lembrar que no reino unido esse tipo de punição corporal foi banida em todos os colégios no final dos anos 90, no Brasil o uso da palmatoria se tornou crime nos anos 70 durante a ditadura militar.
O periodo durou 21 anos, nessa época as escolas eram alvo do governo como forma de controle e espaço para doutrinar crianças jovens e adultos quem tentassem contrariar ou intervir em relação aos comandos e interesses políticos eram castigados severamente.
Durante esse governo a vida cultural e intelectual dos brasileiros foi silenciada, varios livros, filmes, peças de teatros e músicas foram proibidos, de acordo com um escritor e jornalista Zuenir Ventura, mais de 500 filmes , 450 peças , 200 livros e 500 letras de música foram vetadas para ter certeza de que ninguém estava quebrando as regras as escolas tinham escultas.
O ensino era organizado da seguinte forma, começava pelo pré-primário que era o maternal e jardim de infancia, depois o primário com duração de 4 anos e por último o médio com 7 ou 8 anos de estudos, essa útima fase era dividida em ginásil e colegial, um dos matériais escolares mais ultilazados era a caneta de madeira com pena metalica e uma cartilha de alfabetização chamada “caminho suave” e o livro “desenho coop” era uma febre pois ajudava os estudantes a fazer os desenhos e era o mais proximo do técnologico que as crianças tinham nos anos 70 aos anos 90.
Nessa época os trabalhos eram feitos a mão em folha de papel pautado , as apresentações eram feitas em cartolinas coloridas, mas, agora você deve se perguntar: como eles faziam as pesquisas? Tinha google? Se a sua resposta foi “sim”, você está completamente errado(a). A “salvação” era a enciclopédia barsa e a biblioteca do colégio, também era comum os professores de lingua portuguesa mandarem os alunos ler uma coleção de livros chamada “vagalumes” e também a coleção “os caras”. Como ainda não existiam as redes sociais, era comum a troca de bilhetinhos entre os colegas, conversar na hora do recreio ou brincar de elástico, outra coisa que era muito divertida, os caderninhos com varias perguntas curiosas que você podia responder anonimamente, no final do século XX, o relacionamento entre aluno e professor se tornou maior, porém a forma como as diciplinas eram ensinadas deixavam os alunos cada vez mais desmotivados e impacientes, esses foram um dos primeiros sinais para mostrar que os alunos queriam novas formas de aprender, e já estava passando da hora das mudanças acontecerem, a chegada da tecnologia foi um fator de extrema importância pra isso.
2. A chegada da tecnologia
O século 21 é marcado por descobertas cientificas e pelo mundo da tecnologia em nossa sociedade, isso também atingiu as salas de aula em todo país, porém, ainda é muito dificil os professores se adaptarem com o mundo da internet, já que a maioria ainda está acostumada com o método de explicar um conteúdo por duas horas seguidas ou 50 minutos sem o apoio da tecnologia como forma dinâmica de ensinar os alunos, por isso é possivel ver os jovens publicando o incoformismo e impaciência com os professores.
O lema dos professores do século XXI é: precisamos olhar para frente antes que fiquemos para trás.
3. As escolas do século atual
Apesar de muitas mudanças positivas já ter acontecido em nosso ,a educação basica ainda é um ponto de baixio investimento pelo governo, na Europa o investimento anual para a educação costuma ser em média 5,5 mil dólares por aluno e nos Estados unidos 9 mil dólares anuais por aluno, no Brasil a verba disponibilizada por aluno anualmente é em média 2 mil reais dde acordo com pesquisas de entrevistas com um integrantes do conselho nacional de educação Mozart Neves Ramos.
O ensino médio brasileiro é exaustivo por causa do excesso de diciplinas, por isso 11% dos alunos aprendem o que seria esperado em matematica, em português apenas 25% esse método de ensino não dialoga mais com o mundo dos jovens e por isso 40% dos alunos que deisistem de estudar fazem isso por que se sentem desmotivados, Mozart ramos afirmou que atualmente temos uma escola do século X professores do século XX e alunos do século XXI.
4. Considerações finais
É um fato que se a tecnologia for usada a favor o rumo para o futuro da educação é de certa forma grandioso. Possibilidades infinitas para poder ensinar e fazer com que as futuras gerações tenham educação de qualidade. Será muito interessante ver como os professores e alunos irão trabalhar em sala de aula mediante a evolução do uso da tecnologia nas escolas daqui 10 anos, por exemplo.
Atualmente, todas as nossas unidades escolares contém aparelhos tecnológicos, como computador, notebook, etc... Mas por incrível que pareça, relata o professor André Azevedo Fonseca que, nossas unidades tem medo de disponibilizar esses aparelhos por medo de causar dados, com isso temos uma complicação.
De certa forma é preciso que tiremos essa distração e deixarmos que os alunos foquem mais em suas atividades, mas também não podemos desconsiderar que as crianças não estejam fazendo bom uso da internet, já tem muita gente sofrendo por isso, por outro lado a internet tem que está nas escolas de forma crítica, as escolas não podem mostrar o que os alunos já sabem ou entregar algo pronto pra eles, jogar joguinhos educativos ou fazer pesquisas no Google, a escola tem que superar os alunos ou fazer com que eles se superem a respeito do uso da internet.
O que os alunos precisam saber?
Os alunos precisam saber distinguir cada informação em meio a tantas informações falsas na internet, eles tem que aprender a interpretar as mensagens nas redes sociais de acordo com a fonte, tem que saber que tudo o que ele faz na internet é registrado, que ele está sendo seguido a cada click e que essas empresas guardam essas informações de todos nós e acabam nos conhecendo mais que nossos melhores amigos, eles tem que saber também que nosso histórico de navegação influência na nossa busca nas redes sociais, eles tem que aprender a se resguardar pra não ser alvo de bullying, assédio. Então vai de interpretação de texto, política ou até mesmo filosófica.
Quais os desafios da uma escola?
Uns dos grandes desafios da escola em relação a tecnologia na educação é fazer com que os alunos não sejam apenas usuários, mas, produtores da tecnologia. Eles tem que aprender a transformar o que tem em mãos e não a se contentar com o papel de consumidor passivo de aplicativos feitos por outras pessoas, e em geral feito para estimular o consumo a tecnologia é uma linguagem e os alunos precisam aprender os códigos dessa linguagem, os jovens não podem ser refém de uma linguagem que eles não dominam. Aqueles que não souberem princípios de programação, serão considerados analfabetos, tem até um termo pra isso "ANALFABITE"
"Os computadores ocupavam um lugar inteiro de um edifício" hoje eles cabem no nosso bolso! O nosso smartphone é mais poderoso do que o computador que gerenciou a viajem do homem a lua em 1969 e a tendência é que no futuro próximo os computadores sejam menores que uma célula e eles estarão em todos os lugares. Já tem nome pra isso, "internet de todas as coisas" que já está em pleno desenvolvimento e o princípio da singularidade elaborado por RAY KURZWEIL que se fundamenta nessa lógica exponencial do avanço tecnológico. Então, se os jovens de hoje não conhecer os princípios básicos dessa linguagem, desses códigos que vão programar esses computadores e que já gerenciam nossa vida e que estaram totalmente encorporados em nós, isso mostra que a educação fracassou completamente!
Onde e como aplicar as tecnologias?
Não é que alunos tem que fazer reforços em aulas de informática, mas as tecnologias tem que está presente até em nosso cotidiano das disciplinas.
Mas aí os professores se perguntam: Como eu vou fazer isso se os meus alunos sabem lidar com a tecnologia mais do que eu ? E a resposta é mais simples do que parece, professores tem que ter a coragem de aprender com os alunos, mas não imitarem eles, professores e alunos devem aprender juntos pra superarem juntos dessa utilização passiva e descobrirem juntos como interferir de forma criativa pra produzir conhecimentos novos a partir dessa linguagem.
Se a gente aprende o alfabeto pra aprender a escrever, criar a partir da linguagem, a mesma coisa deve ocorrer com a tecnologia, o sentido de aprender a linguagem tecnologica é usar essa linguagem para criar, e essa é a grande questão.
Referências
Documentário postado no YouTube no canal do professor André azevedo fonseca no ano de 2015 em 24 de Setembro.
Todoestudo.com.br/escolas-jesuitas
Porvir.org/o-que-as-novas-tecnologias-podem-fazer-pela-educação
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