A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇAO NA SOCIEDADE MODERNA 
THE INFLUENCE OF GLOBALIZATION ON MODERN SOCIETY 


Beatriz Vitória B. Otto Pereira 
Bruna dos Santos Araújo  
Ennie De S. Nascimento 
Gustavo Henrique C. Santos 
Isabela Lajana De Souza 
Larissa Soares Dos Santos 
Luan Cerqueira Santana 
Yasmin Souza Barbosa 
Yuri Oliveira, orientador¹ 
Wagner Aragão, orientador² 

Resumo
O processo de globalização promoveu mudanças socioeconômicas influenciando tanto na econômia política, na cultura e de forma social, tanto em escala mundial, regional, nacional e local, além disso vem progredindo na rede de comunicação, tal realidade tem interferido diretamente nas sociedades contemporâneas em todos os cantos do mundo pois não é favorável a toda a população. Tais transformações constituem um conjunto de novas realidades e problemas que parecem implicar, acrescentar dificuldades e novos desafios para a sociedade, como os pobres ficando ainda mais pobres e o aumento de desemprego progredindo cada vez mais. O presente artigo faz um análise sobre a influência dos efeitos da globalização para a sociedade, discutir a realidade nacional no contexto da globalização, indentificar as mudanças e dificuldades e novos desafios e como atualmente está sendo crítica por beneficiar aqueles, os quais pertence a elite econômica e aos paises dominantes e mostrar como a ideologia cultural em alguns países  é suprimida , visando problematiza os seus impactos em escala mundial assim podemos  mostrar a globalização em suas fases, como a globalização é, como poderia ser e como é contada. 
Palavras-chave: Globalização. Influência. Mudanças. Sociedade. 
Abstract 
The process of globalization has promoted socioeconomic changes influencing both the political economy, culture and social form, both globally, regionally, nationally and locally. Moreover, it has been progressing in the communication network, such reality has directly affected contemporary societies in all. the corners of the world because it is not favorable to the whole population. Such transformations constitute a set of new realities and problems that seem to imply, add difficulties and new challenges to society, with the poor getting even poorer and increasing unemployment progressing further. This paper analyzes the influence of the effects of globalization on society, discusses the national reality in the context of globalization, identifies the changes and difficulties and new challenges and how it is currently being criticized for benefiting those who belong to the economic elite. and to the dominant countries and show how cultural ideology in some countries is suppressed in order to problematize its impacts on a world scale so we can show globalization in its stages, how it is, how it could be and how it is told. 

Keywords: Globalization. Influence. Changes. Society. 


1.Introdução 

A globalização deu início nos séculos XV e XVI com as navegações e descobertas marítimasabrindo relações comerciais e culturais, entre os europeus e os povos de outros continentes, mas, a palavra “Globalização” começou a ser empregada nos anos 1980 por consultores de administração das principais universidades norte-americanas. Inicialmente, servia para definir estratégias de expansão global para empresas transnacionais. A partir dos anos 1990, esse termo foi amplamente divulgado pela mídia e passou a fazer parte do dia a dia de países, empresas, instituições, multilaterais, trabalhadores e da população em geral, embora fosse um conceito um tanto incompreendido.                                             
Apesar de ter suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda Guerra Mundial e na Revolução Técnico-Científica iniciada nos anos 1970, é a continuidade de um longo processo histórico que remonta aos primórdios do capitalismo. Assim, globalização é o nome do momento atual da expansão capitalista: ela está para o atual período informacional assim como o colonialismo esteve para a etapa comercial e imperialismo para a indústria e financeira. 
A globalização é usada para descrever a conjuntura do sistema capitalista é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta, bastante instrumentalizada, ela não se refere a uma  ocasião ou acontecimento mas em um processo ou seja a principal característica é sua constante evolução, tão emocionante, que atualmente é comum usar a expressão "aldeia global.  O termo “aldeia” faz referência a algo pequeno, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete à ideia de que a integração mundial no meio  técnico-informacional tornou o planeta metaforicamente menor. 

2. Globalização e suas mudanças
Quando se fala em globalização e cultura podemos perceber que em alguns países a uma mesclagem cultural havendo assim " aceitação" em parte da sociedade, mais uma boa parte acaba integrando sua cultura e influênciando mutuamente a outros. Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente. 
Um dos principais problemas da globalização é que a uma eventual desigualdade social pelo fato de que a minoria, quem seria essa minoria?  Ricos empresários donos de multinacionais que têm poder e renda para acabar atrelando as contradições do capitalismo, podemos citar também a procura das empresas multinacionais que acabam saindo de seu país de origem para assim visar expandir suas atividades em um mercado consumidor maior, buscando assim reduzir seus gastos em mão de obra e matéria- prima, além de tem isenção  de impostos e a taxa da  alfândega, e esse processo engloba a industrialização e a urbanização tanto e países emergentes e subdesenvolvidos incluindo o Brasil 
Considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo. 
Outro aspecto que merece destaque é a expansão das empresas multinacionais, também chamadas de transnacionais ou empresas globais. Muitas delas abandonam seus países de origem ou, simplesmente, expandem suas atividades em direção aos mais diversos locais em busca de um maior mercado consumidor, de isenção de impostos, de evitar tarifas alfandegárias e de angariar um menor custo com mão de obra e matérias-primas. O processo de expansão dessas empresas globais e suas indústrias reverberou no avanço da industrialização e da urbanização em diversos países subdesenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil. 

3.Vantagens e desvantagem da globalização 

Entre as vantagens da Globalização, a primeira e mais óbvia de todas a serem citadas é a diminuição das distâncias  Isso ocorre graças aos avanços tecnológicos no campo da comunicação e dos meios de transporte, cada vez mais rápidos e eficientes, fruto  da Revolução Técnico-Científica-Informacional. Assim permitindo  a difusão de notícias e conhecimentos de forma mais rápida, transpondo barreiras físicas e políticas em todo o mundo. 
  • Outro aspecto  positivo da Globalização é a redução do preço médio dos produtos, embora essa não seja uma característica constante. Através da maior integração política mundial, entre outros elementos (como a formação dos Blocos Econômicos), muitos produtos tornaram-se mais baratos e também mais abundantes, sendo largamente difundidos em todo o planeta. Em muitos casos, produtos industrializados têm seus processos produtivos descentralizados em várias partes do mundo, o que contribui para a diminuição dos custos. 
  • Os avanços no campo científico e do conhecimento também são notórios. Hoje, por exemplo, se há uma nova descoberta no campo da medicina realizada em algum país, o restante do mundo passar a ter conhecimento dessa novidade quase que em tempo real. Informações diversas sobre dados econômicos, políticos e sociais também se dispersam rapidamente, contribuindo para o avanço de muitas áreas do saber. 
  • No campo financeiro, a Globalização também apresenta vantagens. Destacando os investimentos mais facilitados e que podem ajudar  todo o globo, a maior disponibilidade de meios para gerir empresas e governos, a possibilidade de maiores e mais amplos tipos de financiamentos de dívidas fiscais, a integração do sistema bancário mundial, entre outros aspectos. 
Entre as desvantagens da Globalização, é preciso lembrar que, muitas delas, são creditadas não tão somente a esse processo em si, mas também e principalmente ao sistema capitalista, ao qual a Globalização está intrinsecamente ligada. Na verdade, para o mundo, ela é apenas a mundialização do sistema capitalista. A primeira grande desvantagem do processo de Globalização, é a forma desigual com que ela se expande, beneficiando, quase sempre, as localidades economicamente mais desenvolvidas e chegando “atrasada” ou de forma “incompleta” a outras regiões, tornando-as dependentes economicamente. 
  • Outra desvantagem, também referente à desigualdade, está no ritmo e no direcionamento dos fluxos de informações. Algumas regiões, principalmente aquelas pertencentes a países desenvolvidos, conseguem expandir mais facilmente seus valores e suas informações, algo que não ocorre com regiões mais periferizadas. Assim, por exemplo, as culturas francesa, americana ou inglesa são facilmente reconhecidas em todo o planeta, já outras culturas são marginalizadas ou até relegadas ao ostracismo, porque seus locais de origem não conseguem transmiti-las pelos meios de expansão da globalização. 

4. Conclusão 

Globalização é um assunto complicado de explicar, mas, é fácil de entender, basta analisar tudo o que você faz em seu dia a dia. De manhã você acorda e ver que horas são no seu celular, que pode ser da Nokia lá na Finlândia, depois você escova os dentes com o creme dental Colgate que é dos estados unidos da América e usa o antsepitico bucal Listerine que também é lá dos estados unidos, pois é, só nas atividades necessárias após aacordar não usamos praticamente nenhum produto criado no Brasil, mas, vamos prosseguir, ainda cedo seu pai te leva a escola com um Chevrolet que é dos estados unidos e a roupa que você vai é da marca “Lacoste” da França e os seus tênis da Nike dos Estados Unido, após a escola, quando você chega em sua casa e liga o seu computador “toshiba” que é uma marca japonesa com um sistema operacional windows que é dos estados unidos você acessa o Facebook o skipe o Twitter pode ouvir suas música favoritas no YouTube que são dos estados unidos percebemos que nossos dias utilizamos vários produtos estrangeiros ou seja que são de outro país. Então tudo isso é globalização? Exatamente. Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo,ou seja, a globalização simplesmente conecta o mundo inteir, acabando cada vez mais as distâncias, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. Mas como tudo que existe, a globalização tem seu lado bom mas também tem um ruim nós temos um conforto na nossa sala, nós podemos ter um ventilador pode ser dos Estados Unidos ou um home  que é do Japão uma TV da China e um sofá da França nossa casa fica mais confortável e bonita pois os belos móveis e eletrodomésticos vendidos em países distantes começam a ser fabricados e comercializados no nosso país. Com o aumento da globalização nossa vida mesmo sem percebemos está em constante mudança no lado bom, nos também temos a tecnologia por causa da  globalização  a tecnologia foi uma das coisas que mais avançou no planeta um exemplo básico e perfeito da evolução tecnológica é o primeiro computador, chamado de enac que era nada mais nada menos que uma sala e que hoje podemos carregar um sistema muito melhor e complexo no nós próprio bolso como por exemplo o iPhone criado nós Estados Unidos pela Apple já no lado ruim nós temos o consumismo, consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços indiscriminadamente sem a noção de que podem ser prejudiciais a saúde ou ao meio ambiente em que vivemos, muitas vezes as pessoas querem ter tudo mesmo sem realmente precisar daquilo, também existe o lado ruim, nós temos a desigualdade  social, que é um problema que afeta atualmente a maioria dos países mas principalmente os países menos desenvolvidos para reunir esse tema é só olhar o Brasil ou a África porque não são muito diferentes quando o assunto é desigualdade social pois enquanto alguns comem, vestem e ganham tudo que querem muitos não possuem nem o básico para sobrevivência a água e a comida ainda no lado ruim temos a poluição com os países em desenvolvimento foram feitas muitas fabricas e essas fábricas soltam gases e produtos tóxicos na atmosfera nós rios e nos lagos destruindo assim a beleza natural do nosso planeta. Como tudo que existe, a globalização tem seus benefícios e malefícios mas os governantes dos países se organizam para decidir um jeito desse processo ajudar o desenvolvimento do planeta e oferecer benefícios para os habitantes da terra, a globalização seria assim entendida por todos .  

Referências 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A educação e as novas tecnologias

Primeira Revolução Industrial