Primeira Revolução Industrial

    
/Sumário 
 
RESUMO 
PALAVRA-CHAVE  
INTRODUCÃO  
DESENVOLVIMENTO  
/ PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 
AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS  - Como era antes da revolução 
- Os principais recursos tecnológicos 
• PIONEIRISMO INGLÊS 
- Acúmulo de capitais 
- Os cercamentos e a mão de obra 
• O FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO 
- As relações de trabalho capitalistas 
- O capitalismo e o controle do tempo 
CONCLUSÃO 
 
 
 
 
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL  
  

 Ladja Santos
Lucas Santos 
Luiz Fernando
Manuela Alves 
Fellipe da Paz
Lucas Pereira 
Orientadores: Yuri Oliveira 
 Wagner Aragão  

 
RESUMO 
 
A primeira revolução industrial se iniciou no século XVIII, possibilitando várias mudanças sociais, econômicas e tecnológicas. No século XV, os comércios começaram a se expandir fazendo com que as corporações não conseguissem dar conta de todo esse processo de produção. Vários fatores favoreceu o pioneirismo inglês na revolução industrial , primeiro foi com o surgimento da burguesia que tinham muitas capitais, que foram investidos nas indústrias, e os burgueses tinham posse de reservas de matéria-prima. 
 
PALAVRA-CHAVE: Revolução industrial. Avanços tecnológicos. Mudanças no processo de produção. 
 
INTRODUÇÃO 
 
A revolução industrial, foi iniciada na Inglaterra durante o século XVIII, a revolução industrial nos permitiu ter novas formas de produção e de organização do trabalho. A máquina de fiar, a máquina a vapor e o tear mecânico são umas das inovações da revolução industrial, a máquina a vapor melhorou a forma de produção do trabalhador. Antes da revolução industrial os produtos eram manufaturados, que eram feitos por artesãos, esse modelo de produção era produzido na própria casa do artesão, com o auxílio da família e fornecendo a encomenda de um empresário que lhe dava acesso a matéria prima, em troca do pagamento. Assim era criada certa dependência dos artesãos aos empresários, essa dependência influenciou os trabalhos a se agruparem em fábricas que eram propriedade de tais empresários, a forma de produção continuava a mesma, apesar de atuarem em fábricas ou oficinas, isto tudo ocorreu no século XVI. Apenas no século XVIII que começaram a surgir inovações nas tecnologias de produção, máquinas foram desenvolvidas a partir desse século, dando início a 1° revolução industrial, uma das mais notáveis, foi a máquina a vapor, essa inovação era usada de diversas maneiras, como em minas de carvão, cobre, fundições, usinas de algodão, cervejaria e muito mais em indústrias têxteis. Um dos fatores que influenciou essa revolução foi o acúmulo de capitais, posse de matéria prima e muita mão de obra. Os membros da burguesia inglesa acumularam capitais, por conta da exploração comercial em colônias, com a América e a África e com outros Estados europeus. O governo também aprovou leis que somente beneficiava a burguesia, isso estimulou vários investimentos, os burgueses assim disporão de enorme capital, isso foi direcionado para a criação de fábricas, impulsionando a industrialização em diversas cidades inglesas. O que impulsionou ainda mais a industrialização foi a abundância de recursos minerais, principalmente o carvão e o ferro, o ferro foi muito necessário para a indústria pesada e o carvão foi a mais importante fonte de energia para as máquinas a vapor. 
 
DESENVOLVIMENTO 
 
 
• PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 
A primeira revolução industrial se iniciou no século XVIII, possibilitando varias mudanças sociais, econômicas e tecnológicas. Uma delas foi as mudanças que ocorreram no meio de produção , o trabalho que era desenvolvido pelos artesãos com ajuda de suas famílias em suas próprias casas ou oficinas com essas mudanças esses trabalhadores passaram a trabalhar em fábricas utilizando máquinas para a produção dos seus produtos. Antes, o processo de produção demorava muito tempo pois esse trabalho era feita manualmente , ou seja, os trabalhadores utilizava as próprias mãos para produzir . Os avanços tecnológicos desenvolveu máquinas que possibilitou a otimização do tempo de produção ,ou seja , o processo de produção ficou muito mais rápido e produzindo muito mais produtos em poucas horas gerando consequentemente o aumento dos lucros. A partir daí surge a divisão do trabalho , o trabalhador que antes faziam todas as etapas do processo de produção desde a matéria-prima à comercialização , passa a exercer apenas uma dessas etapas . Assim passa a existir o trabalho assalariado , antes o trabalhador tinha o controle do processo de produção, depois o trabalhador tende a vender a sua mão de obra se tornando um funcionário das indústrias recebendo um salário mínimo. 
 
• AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS 
No século XVIII, surgiram inovações tecnológicas na Inglaterra, que mudaram totalmente o modo de organizar o trabalho , impulsionando a revolução industrial. Essas inovações eram a máquina de fiar, a máquina a vapor e o tear mecânico. 
- como era antes da revolução? 
Na idade média os produtos manufaturados eram produzidos pelos artesãos das corporações em oficinas próprias , trabalhavam com dois ou três aprendizes , os chefes artesões era dono das ferramentas utilizadas nesse processo de produção , também era  responsáveis  por adquirir e produzir a matéria-prima e por atender diretamente os pedidos dos clientes , se transformando em um pequeno mercado local porém estável. 
No século XV, os comércios começaram a se expandir fazendo com que as corporações não conseguissem dar conta de todo esse processo de produção, ou seja, eles não conseguiam mais atender todos os pedidos dos clientes , pois com a expansão do comércio o número de clientes aumentou bastante. 
Com esse processo de expansão o empresário se destacou com um papel importante , ele foi responsável  por criar um novo sistema de produção, a manufatura doméstica, ou seja, trabalho em casa. Nesse processo os artesãos trabalhavam em suas próprias casas junto com a ajuda dos seus familiares , eles produziam de acordo com o que o empresário encomendava , o empresários forneciam também a matéria-prima, suficiente para a produção dos pedidos encomendados . E em troca dos produtos produzidos pelos artesãos ele recebiam um pagamento , os empresários compravam os produtos dos artesãos por uma quantia mínima e revendiam na cidade por um valor mais lucrativo. 
Os artesãos se tornaram dependentes dos investimentos dos empresários  e como eles tinham a necessidade de produzir em larga escala esses trabalhadores se reuniam e passaram a trabalhar em fábricas onde os proprietários dessas fábricas eram os empresários ,  no século XVI já existiam estabelecimentos  que reuniam vários trabalhadores mas a tecnologia de produção era quase idêntica a das corporações .  Só no meados do século XVIII surgiram  indústrias  com a ajuda das inovações tecnológicas. 
• OS PRINCIPAIS RECURSOS TECNOLÓGICOS 
 Os principais recursos tecnológicos que foram desenvolvidos  no século XVIII pelos britânicos eram : A máquina de fiar criada por James Hargreaves em 1767, que aumentou a produção de algodão , antes a antiga  versão da máquina de fiar conseguia produzir pelo menos um fio por vez enquanto a nova versão batizada de Spinnig Jenny produzia 80 fios um atrás do outro . No começo a Spinnig Jenny era movida com a força braçal, depois foi evoluindo e passou a ser movida pela força da água e logo pela energia a vapor. 
Outra inovação técnica foi o aprimoramento da maquina a vapor feito pelo engenheiro escocês James Watt , em 1769. Esses aperfeiçoamentos  fez com que  diminuíssem a perda de calor , que era normal na versão antiga da máquina de Thomas Newcomen gerando mais economia de combustível sem falar que poderia ser usada nas minas de carvão e cobre, fundições , usinas de algodão e nas indústrias têxteis. Mais uma invenção não menos importante para a indústria têxteis foi o tear mecânico criado por Edmundo Cartwright, em 1785, ela funcionava junto com o motor a vapor de James Watt impulsionando as indústrias têxteis. 
• PIONEIRISMO INGLÊS 
Vários fatores favoreceu o pioneirismo inglês na revolução industrial , primeiro foi  com o surgimento da burguesia que tinham muito capital que foram investidos nas indústrias e os burgueses tinham posse de reservas de matéria-prima e foram responsáveis também pela modernização dos meios de produção. E a Inglaterra tinha o acesso ao comércio marítimo , fazendo com que ficasse mais fácil a exploração de novos comércios. 
- Acúmulo de capitais 
Entre os séculos XVI e XVII parte de burguesia inglesa acumularam capitais com a exploração no comércio da América e da África e com outros estados europeus. No século XVIII , foi aprovado pelo governo leis favoráveis à burguesia,  como a diminuição das taxas de juros sobre os empréstimos bancários, junto com os capitais que os burgueses tinham acumulado gerou diversos investimentos . Com isso os burgueses puderam dispor de enorme capital que foram investidos na criação de fábricas , divulgando a industrialização nas cidades inglesas. 
- Os cercamentos e a mão de obra 
A burguesia desde o século XVI , já realizavam os cercamentos das terras , que eram para uso comum eram usadas para pastagens , plantação e bosques, onde os camponeses extraiam matérias-primas pra sua subsistência e essas terras também serviam para os seus animais pastarem. Com o tempo em meados do século XVIII surgiram leis que proibiam esses cercamentos particulares, porém , em 1760 foram aprovadas as leis de cercamentos pelo parlamento Britânico. A parti daí os burgueses expulsaram os camponeses de suas terras , cercaram essas terras e passaram a investir na criação de ovelhas para a produção de lã. Sem trabalho nos campos milhares de camponeses junto com seus familiares migraram para as cidades a procura de trabalho, sem vagas para todos acabou se formando uma multidão de desempregados os empresários se aproveitaram dessa situação desemprego começaram a contratar essas pessoas para trabalharem nas suas fábricas , pagando um salário horrível que mal dava para sobreviver , comer e vestir, esses trabalhadores não tinham muitas opções ou eles trabalhavam e se submetiam a trabalhar várias horas sem descanso e é e receber uma pequena remuneração , ou então não trabalhavam e morreriam de fome. 
 
• O FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO 
O capitalismo se desenvolveu rapidamente na Inglaterra , e de lá foi se espalhando pelos outros países , o sistema capitalista possui características essenciais são: a propriedade privada dos meios de produção; a existência de mercado consumidor para as mercadorias produzidas pela indústria e agrícola;  e pelo grande número de pessoas vendendo sua força de trabalho ao capitalistas pra se manter vivo ; e também um universo com objetivo de vender o máximo mercadorias possíveis. 
- As relações de trabalho capitalistas 
O capitalismo requeria total submissão à disciplina da fábrica , com uma rotina monótona . A divisão do trabalho e a mecanização da produção aumentavam os rendimentos do capitalista , ao mesmo tempo o trabalho do produtor artesanal era desqualificado , fazendo os trabalhadores repetirem movimentos cada vez mais simplificados. Os salários ainda eram baixos e tinham autos  risco de desemprego fazendo com que os trabalhadores fossem alvo da exploração capitalista . 
 
- O capitalismo e o controle do tempo 
O trabalho fabril predominava nas grandes cidades indústrias inglesas . Essa nova configuração da vida urbana provocou uma mudança na percepção do tempo , alternando o ritmo das  atividades cotidianas das pessoas. A classe trabalhadora precisava ser disciplinada para aceitar o tempo medido pelo relógio e se habituar a ele. Nas sociedades pré-industriais o tempo era contado , medido e organizado em função das tarefas que se deviam realizar , ou seja, ligavase aos ritmos da natureza , como o dia e a noite , o período de chuvas e de secas, o fluxos das marés , as fases da lua , a época de semear e de colher.  Antes do aparecimento das fábricas  ,o relógio não era necessário. Porém , quando as relações de trabalho se transformaram, mudou também a orientação que as pessoas tinham com relação ao tempo. O assalariamento gerou a necessidade de controlar a produtividade , ou seja , de criar uma jornada de trabalho .
 
Na 1° revolução industrial houveram pontos positivos e negativos, que foram eles; o aumento da produção mais rápida e eficiente, expansão do capitalismo e o crescimento da economia. Por outro lado também causou o desemprego, a poluição, por conta dos recursos utilizados para produção, aumento da poluição sonora, aumento da desigualdade social e a pobreza, o capitalismo é um dos principais influenciadores para o desenvolvimento da tecnologia nos meios de transporte e no modo de produção das fábricas com o grande avanço das máquinas produtoras. Houve a questão em que as máquinas foram substituindo aos poucos a mãodeobra humana. 
Entre várias tecnologias e máquinas criadas podemos dizer que a mais popular foi a máquina a vapor, que hoje em dia é principal símbolo da revolução industrial. 
A revolução industrial foi precisa, ocorreu um processo de evolução que nos proporcionaram novas inovações tecnológicas. 
 
 
 
Referências
 
Livro didático de história 2° ano 
Contato História 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A educação e as novas tecnologias